A importância da supervisão clínica para psicólogos e psicanalistas
- Pedro Kunzler
- 7 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2023

Um dos pilares éticos mais importantes na psicanálise é a supervisão clínica. Faz parte do tripé de formação dos psicanalistas, juntamente com a parte teórica e a análise pessoal, e é sem dúvida parte essencial no exercício da psicoterapia além de ser uma forma de treinamento e orientação para psicólogos e outros profissionais de saúde mental que atuam em ambientes clínicos, como psicanalistas. É uma oportunidade para esses profissionais discutirem casos e receberem feedbacks e orientação de um supervisor experiente.
Além de ajudar os psicólogos a desenvolverem habilidades clínicas, a supervisão fornece uma oportunidade para os profissionais receberem feedbacks para melhorar sua prática e promover a ética profissional.
Um dos aspectos importantes no que tange a prática da psicoterapia é o cuidado com a própria saúde emocional. A supervisão clínica fornece um espaço seguro para os psicólogos discutirem casos difíceis e receberem apoio emocional enquanto lidam com os desafios do trabalho clínico.
Em alguns estados dos EUA, a supervisão clínica é uma exigência legal para os psicólogos obterem e manterem a licença de prática. No Brasil essa não é uma exigência legal, no entanto cabe ressaltar que bons psicoterapeutas se mantém regularmente em supervisão clínica.



